Fifa perde a paciência e aplica punição ligada a Borré
Com a proximidade de mais uma Data-Fifa no calendário internacional, a entidade máxima do futebol decidiu aplicar uma grande punição à Seleção da Colômbia, que tem Borré como um de seus principais atacantes. Tudo, por conta dos cânticos discriminatórios de torcedores colombianos na partida contra a Argentina, na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Por conta disso, a Federação Colombiana de Futebol (FCF) precisou diminuir em cerca de 25% a carga de ingressos colocados à venda para o embate diante do Equador, marcado previamente para o dia 19 de novembro, uma terça-feira, no estádio Metropolitano de Barranquilla. Antes de encarar os equatorianos, é válido lembrar que La Tricolor visita o Uruguai, no Centenário de Montevidéu, no dia 15.
Colômbia jogará com capacidade reduzida após vaias ao hino da Argentina nas Eliminatórias
“Devido aos cantos discriminatórios ocorridos durante a partida contra a Argentina, em 10 de setembro, a FIFA impôs penalidade de redução da capacidade equivalente a 25% nas arquibancadas localizadas atrás dos gols […] a sanção permitiu que, em vez de limitar a capacidade total dos setores, a FCF possa realizar campanhas de conscientização nas arquibancadas indicadas”, disse a Federação em comunicado oficial.
A punição se deu por conta das vaias ao hino da Argentina, antes do embate entre as seleções, além de alguns insultos durante a partida. Na vice-liderança das Eliminatórias Sul-Americanas, as partidas desta última Data-FIFA de 2024 são fundamentais para a Seleção da Colômbia, que busca se classificar a mais uma edição da Copa do Mundo – o que seria sua sétima participação em Mundiais.
“A FCF irá reforçar a ‘campanha de tolerância’ que tem sido divulgada no sentido de consolidar um ambiente de maior respeito […] o lema é erradicar qualquer forma de discriminação nos nossos estádios”, acrescentou a entidade. É importante salientar que o goleiro argentino Emiliano Martínez, um dos principais alvos dos colombianos, já foi suspenso por “comportamento impróprio” no jogo em questão.