FIFA pode “punir” o Grêmio em caso de rebaixamento
Os torcedores do Grêmio que são fãs de jogar videogame podem ficar ainda mais tristes caso o time seja rebaixado para a Série B do campeonato brasileiro. Isso porque, as empresas 2K e Take-Two Interactive estão planejando o desenvolvimento de um game visando a Copa do Mundo de 2026 e pretendem incluir os times brasileiros.
O jogo se chamará “FIFA 2K25” e um dos diferenciais que a empresa deseja ter no mercado é a inclusão dos clubes brasileiros com todos os jogadores licenciados. Entretanto, as empresas pretendem utilizar somente as equipes que estiverem na Série A do campeonato brasileiro.
Videogame pode deixar gremistas tristes
O game ainda não tem data de lançamento e está sendo desenvolvido pelas empresas. A fim de ter uma ampla aceitação no território brasileiro e para entrar com força no mercado, o game poderá contar com os jogadores e clubes da Série A do campeonato brasileiro.
Vale lembrar que o “EA Sports FC”, game de futebol mais popular do mundo, não possui os clubes brasileiros e jogadores 100% licenciados — de modo que os atletas foram substituídos por jogadores genéricos. O principal motivo é a legislação brasileira sobre o uso dos direitos de imagem das equipes e dos atletas.
A legislação do Brasil prevê que a empresa deve negociar de maneira individual com cada atleta e clube a utilização dos direitos de imagem. Essa prerrogativa faz com que as negociações sejam muito longas, aumentando o tempo de produção e comprometendo o processo de desenvolvimento do jogo.
Caso a 2K e a Take-Two Interactive consigam negociar com os clubes e jogadores brasileiros para obter a licença, isso significaria um diferencial do game no mercado e aumentaria a aceitação no território brasileiro.