Com o objetivo de arrecadar R$ 90 milhões em 2024 através da venda de atletas, o Grêmio está elaborando estratégias que não impliquem perder peças importantes da equipe, como o atacante Gustavo Nunes. Uma dessas medidas é a renovação dos contratos com jovens originários da base, entre eles o zagueiro Gustavo Martins, o lateral Wesley Costa e o volante Ronald.
Estes três atletas têm contratos que se encerram em dezembro de 2025. Considerando que na metade do próximo ano poderiam assinar pré-contratos com outros clubes, esta situação reduz o poder de negociação do Tricolor em eventuais transações. Portanto, um ajuste salarial e a assinatura de acordos de contrato maiores com estes jogadores está dentro do objetivo do clube.
Status das renovações e possibilidades concretas de aproveitamento no elenco principal
De acordo com o portal GZH, a renovação com Wesley Costa está praticamente concluída. Com Ronald, as discussões estão em curso. No entanto, as negociações com Gustavo Martins ainda têm uma grande discrepância entre a oferta do clube e as exigências do atleta. Nas perspectivas atuais, os três jogadores não têm uma expectativa concreta de desempenho no elenco principal nos próximos jogos.
Em caso de uma oferta vantajosa do futebol europeu, o Grêmio estaria disposto a negociar alguns dos jogadores mais jovens. No entanto, é fundamental que os atletas renovem os contratos com o clube antes disso.
Além de Gustavo Martins, Wesley Costa e Ronald, o Grêmio tem outras opções de vendas que podem ajudar o clube a atingir a meta estipulada. Algumas das principais opções seriam os goleiros Brenno e Adriel, atualmente emprestados para o Bari-ITA e o Bahia, respetivamente, e que não estão nos planos do clube. Outros jogadores como Gabriel Grando, Natã, Cuiabano, Nathan Fernandes e André Henrique também poderiam ser considerados para vendas, se necessário.
Eventuais vendas dos jogadores também poderiam aumentar a capacidade do Grêmio de contratar reforços no inverno. Atualmente, a prioridade é um zagueiro, mas o clube está considerando a possibilidade de contratar mais um lateral-esquerdo e um atacante.