Gestão do Grêmio dá uma surra na do Inter, revela estudo
A gestão esportiva no futebol brasileiro é um dos temas que mais estão em alta nos últimos meses. Os clubes brasileiros são cada vez mais cobrados pela imprensa e os torcedores para terem gestões competentes e profissionais, seja no modelo SAF ou não.
Na última quarta-feira (12), a consultoria Convocados, em parceria com a Galapagos Capital e Outfield, divulgou o “Relatório Convocados” com uma avaliação das finanças dos 20 clubes da Série A do campeonato brasileiro de 2023. O documento mostra o Grêmio na frente do Internacional.
Gestão do Grêmio melhor que a do Inter
Para realizar a avaliação, o estudo levou em consideração se as despesas dos clubes foram compatíveis com suas receitas e se o endividamento é compatível com a capacidade de pagamento da dívida. Além disso, verificou se os investimentos estão dentro das possibilidades do clube.
A gestão mais bem avaliada foi o Flamengo, que recebeu nota “AAA” — a maior avaliação possível. Além do Rubro-Negro, outros cinco clubes receberam avaliação “A”, entre eles o Grêmio.
Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino receberam “AA”, enquanto o Tricolor Gaúcho, o Palmeiras e o Cuiabá tiveram nota “A”. Já o rival Internacional ficou com nota “D”, a menor da avaliação. Confira as notas de todos os clubes da Série A do campeonato brasileiro de 2023:
— Flamengo: AAA
— Athletico Paranaense: AA
— Red Bull Bragantino: AA
— Cuiabá: A
— Grêmio: A
— Palmeiras: A
— Corinthians: C
— Fortaleza: C
— Goiás: C
— São Paulo: C
— América Mineiro: D
— Atlético Mineiro: D
— Bahia: D
— Botafogo: D
— Coritiba: D
— Cruzeiro: D
— Fluminense: D
— Internacional: D
— Santos: D
— Vasco: D