Grêmio aplicou 10 a 0 e fez a maior goleada sobre o Internacional
Grêmio e Internacional fazem uma das maiores rivalidades do futebol mundial, polarizando as torcidas no Rio Grande do Sul. O Gre-Nal é um dos clássicos de maior reconhecimento no mundo, aparecendo constantemente em posições altas de rankings de rivalidade no esporte.
Com mais de 100 anos de história, o confronto já protagonizou momentos inesquecíveis para ambos os lados. Curiosamente, o primeiro clássico também é marcado por ser a maior goleada da história do Gre-Nal: 10 a 0 para o Tricolor Gaúcho.
Goleada do Grêmio sobre o Internacional
No dia 21 de junho de 1909, quatro representantes do Inter realizaram uma reunião com integrantes do Grêmio para viabilizar o primeiro clássico entre os clubes. O Colorado, fundado dois meses antes, queria que o Imortal fosse seu primeiro adversário e marcou a partida para o dia 27 de junho.
Inicialmente, o então presidente do Tricolor Gaúcho, Augusto Koch, disse que colocaria o time reserva para a partida. A diretoria colorada recusou e exigiu a utilização da equipe titular, o que foi aceito por Koch.
Entretanto, em função do calendário do Grêmio, a partida teve que ser remarcada para o dia 18 de julho. Desse modo, o primeiro Gre-Nal da história foi realizado no Estádio da Baixada, às 15h (horário de Brasília), para pouco mais de dois mil torcedores.
O clássico teve início e o Tricolor Gaúcho mandou no jogo. O principal nome do time, Edgar Booth, comandou a goleada balançando as redes cinco vezes. Júlio Grünewald (quatro vezes) e Moreira (uma vez) marcaram para fechar a maior goleada da história do Gre-Nal: 10 a 0!