Grêmio apresenta oficialmente o volante Du Queiroz: “Prazer estar aqui”
O volante Du Queiroz, de 24 anos, foi apresentado oficialmente pelo Grêmio nesta sexta-feira (16), no CT Luiz Carvalho. O jogador chega emprestado pelo Zenit, da Rússia, e já manifestou o desejo de estrear com a camisa tricolor o mais breve possível.
“É um grande prazer estar aqui vestindo essa camisa. Estou bem, fazia pré-temporada no Zenit. Estou preparado e disponível”, afirmou Du Queiroz durante a apresentação. Antônio Brum, o vice-presidente de futebol do Grêmio, disse que o clube busca acelerar o processo de inscrição do novo jogador.
Contratação de Du Queiroz
Depois de ter suas negociações congeladas e reaquecidas algumas vezes, o Grêmio fechou nesta semana um acordo para contratar Du Queiroz. O interesse no atleta vem de longa data e começou a tomar forma no início de janeiro, com a primeira proposta oficial enviada ao estafe do jogador. Reforçando o meio campo do Tricolor, a versatilidade do atleta foi um dos fatores chave que levaram à sua contratação.
Originalmente, o jogador estava encaminhado para o Vasco da Gama. Porém, as negociações acabaram esbarrando em implicações políticas internacionais. O patrocinador do Zenit, o clube russo que detinha o passe de Du Queiroz, é a empresa Gazprom. Coincidentemente, a Gazprom encontrou-se numa lista de empresas postas sob sanções pelo governo dos Estados Unidos, proibindo qualquer tipo de negociação com empresas americanas. Devido à SAF do Vasco ser de propriedade de uma empresa do mesmo país, a 777 Partners, a negociação foi impossibilitada.
Enquanto a negociação com o Vasco esfriava, o Grêmio via a oportunidade de retomar o interesse no meia e encaminharam uma proposta. Com o apoio da OTB Sports, empresa que gerencia a carreira de Du Queiroz, o Zenit foi convencido a negociar com os representantes do Grêmio. Em um acordo finalizado o clube gaúcho será responsável por pagar integralmente o salário do jogador.
Du Queiroz começou a se destacar no cenário do futebol pelo Corinthians, antes de ser vendido para o Zenit no meio de 2023. Em solo russo, o jogador participou de 16 partidas, sendo sete delas como titular e veio a campo como reserva em outras nove. Apesar de a temporada russa estar paralisada deste dezembro, o jogador manteve suas atividades normais, treinando com o time e participando de amistosos.