Grêmio assume a liderança em ranking de torcida
O Grêmio é um dos clubes mais tradicionais e vencedores do futebol brasileiro. O Imortal tem 43 títulos gaúchos (o último conquistado nesta temporada), é bicampeão brasileiro e já conquistou cinco vezes a Copa do Brasil, além de ter três títulos da Libertadores.
Com isso, o Tricolor Gaúcho reúne uma legião de torcedores apaixonados pelo clube e que representa a maior torcida do Rio Grande do Sul em números totais. Desse modo, o clube assumiu a liderança em um ranking de torcidas.
Grêmio no ranking de torcidas
De acordo com uma pesquisa feita pela CNN/Itatiaia/Quaest, Grêmio e Cruzeiro são os clubes brasileiros com a torcida mais concentrada em uma região do país. A Raposa possui 98% da sua torcida na região sudeste, enquanto o Imortal tem a mesma porcentagem na região Sul.
Entretanto, esse dado não reflete o número de torcedores totais dos clubes em âmbito nacional. Ambas as equipes, além do Atlético Mineiro, possuem apenas a 6ª maior torcida do Brasil, com 4% da preferência nacional entre as pessoas que declararam que torcem para algum time de futebol.
A lista de maiores torcidas do Brasil tem predominância de equipes do eixo Rio-São Paulo, com o top 3 composto por Flamengo, Corinthians e Palmeiras, respectivamente. São Paulo e Vasco completam o top-5, enquanto o Internacional se encontra na 7ª colocação. Confira o ranking das torcidas mais concentradas em determinada região do Brasil:
— Cruzeiro (Sudeste) e Grêmio (Sul): 98%
— Atlético Mineiro (Sudeste): 97%
— Internacional (Sul): 94%
— Santos (Sudeste): 80%
— São Paulo (Sudeste): 68%
— Corinthians (Sudeste): 62%
— Palmeiras (Sudeste): 52%