Grêmio chega atrasado e perde chance de fechar com ricaço de R$ 22 bilhões
O assunto das SAFs chegou com tudo ao futebol brasileiro no meio da última temporada, mas se fortaleceu ainda mais ao longo de 2024 – principalmente depois do sucesso de clubes como Botafogo, Cruzeiro e, de certa forma, o Bahia. Afinal, o clube carioca está em uma decisão continental, assim como a Raposa, e lidera o Brasileirão, competição que o Tricolor de Aço ocupa a parte alta da tabela.
Até por isso, muito se fala que o Grêmio está ‘dormindo no ponto’ em relação à Sociedade Anônima do Futebol, já que o tema segue longe de ser implantado no clube – o Internacional também aponta forte rejeição ao novo modelo. Com isso, perdeu-se a chance de entrar na mira do bilionário grego Evangelos Marinakis, que está à procura de equipes para investir no futebol brasileiro.
Sem dupla GreNal no radar, bilionário grego deve investir em clube do Rio de Janeiro para 2025
De acordo com a matéria feita pelo ‘Portal do Gremista’, Marinakis, que já é proprietário de clubes europeus – como Olympiacos (Grécia), Nottingham Forest (Inglaterra) e Rio Ave (Portugal) -, está de olho em uma possível SAF no futebol brasileiro. Com uma fortuna que ultrapassa a casa dos R$ 22 bilhões, o grego também é chefe do Capital Maritime Group, uma gigante do setor naval.
Para isso, Evangelos já deu um primeiro passo, contratando Edu Gaspar, ex-Arsenal, para ser uma espécie de ‘braço direito’ neste negócio, com a missão de identificar o melhor clube para se realizar tal investimento. A tendência é que a dupla encontre ainda neste ano – ou, no mais tardar, até o início da próxima temporada – uma equipe que se encaixe perfeitamente nos planos do magnata.
Por ainda estarem distantes na questão de avançar na criação de suas respectivas SAFs, Grêmio e Internacional não aparecem como alternativas para Marinakis. Até por isso, clubes como o Vasco da Gama aparece à frente dos demais, principalmente por se tratar de uma equipe em processo de transição com sua antiga empresa, a 777 Partners, já possuindo toda a documentação necessária.