Grêmio decide encerrar ciclo de Renato Portaluppi
Passando por momento de grande cobrança no Grêmio, o técnico Renato Portaluppi tem futuro cada vez mais incerto no comando do clube gaúhco na próxima temporada. O atual treinador possui contrato com o Imortal apenas até o final de dezembro e uma conversa para ampliação do vínculo neste momento está paralisada.
A pressão sobre o treinador começou a aumentar de forma substancial com as eliminações consecutivas do Grêmio na Copa do Brasil e Libertadores, para Corinthians e Fluminense, respectivamente. Parte da imprensa e torcida questionou Renato devido à algumas escolhas do treinador.
Uma das decisões tomadas por Renato no jogo decisivo no Maracanã foi ter começado a partida com Cristaldo, Monsalve e Gustavo Martins como opções no banco de reservas. Isso irritou boa parte da torcida e, logo no intervalo, o treinador voltou à campo com as entradas de Gustavinho e do meia argentino.
Alberto Guerra está inclinado a não renovar o contrato de Renato
Com contrato vencendo em dezembro e com tantas cobranças, a diretoria do Grêmio avalia cuidadosamente a situação de Renato no clube. Segundo o narrador Pedro Ernesto Denardin, o presidente Alberto Guerra estaria convencido a não renovar o cvínculo do treinador para 2025.
Com isso, Renato faria os últimos 15 jogos no Brasileirão pelo Grêmio e encerraria o ciclo de quase três anos comandando o clube na quarta passagem dele como treinador do Imortal. Ao longo do período comandando o Tricolor, o técnico conquistou mais de dez títulos.
Poratluppi é considerado por muitos como o maior ídolo da história do clube devido à sua grande contribuição como jogador e treinador, sendo o técnico mais vitorioso ao longo dos 121 anos do clube.