Grêmio deixou sair o 2º melhor driblador do Brasileirão
Yeferson Soteldo é um dos jogadores mais habilidosos do futebol sul-americano, sendo reconhecido por sua capacidade de drible e velocidade.
O venezuelano iniciou sua trajetória profissional no Zamora, da Venezuela, antes de se transferir para o Huachipato, do Chile, onde começou a chamar a atenção de clubes maiores. Em 2019, Soteldo chegou ao Santos, onde teve grande destaque sob o comando de Jorge Sampaoli.
Após passagens pelo futebol mexicano e retorno ao Santos, Soteldo foi emprestado ao Grêmio em 2024, onde disputou 41 partidas, marcou 7 gols e distribuiu 4 assistências. A passagem do atleta também foi marcada por alguns atos negativos extra-campo, o que pesou para o Tricolor não comprá-lo em definitivo.
Soteldo, ex-Grêmio, foi lembrado como o segundo melhor driblador do país desde 2019
Apesar de ter tido momentos de brilho com a camisa tricolor, o clube gaúcho optou por não exercer a opção de compra estipulada em contrato, no valor de 5 milhões de dólares, até o prazo final de 31 de dezembro de 2024. Mesmo assim, sua passagem pelo Grêmio foi considerada positiva, contribuindo para a equipe em momentos importantes da temporada.
De acordo com um levantamento realizado pelo portal Por Fora das Quatro Linhas, em recorte realizado de 2019 até 2024, na campanha do vice-campeonato brasileiro com o clube paulista em 2019, o baixinho se destacou como um dos principais dribladores do torneio, acertando 120 dribles, ficando atrás apenas de Michael, do Goiás, que registrou 123 dribles certos no mesmo ano.
Agora, com o retorno ao Santos, o futuro de Soteldo segue indefinido, e especula-se que outros clubes possam demonstrar interesse em contar com o talento do venezuelano. Aos 27 anos, ele continua sendo um dos jogadores mais habilidosos do continente, com potencial para brilhar em qualquer equipe que defender.