Grêmio deve perder destaque da equipe durante o Brasileirão
O Grêmio pode enfrentar um revés no Campeonato Brasileiro deste ano: o meio-campista argentino Cristaldo está em fase final de obtenção da cidadania paraguaia e pode ser convocado para a disputa da Copa América pela Seleção.
A Copa América será disputada entre 20 de junho e 14 de julho nos Estados Unidos e, como o campeonato nacional não irá fazer uma pausa durante o torneio, o jogador pode acabar desfalcando o Tricolor em até nove partidas. Este período coincide também com a possível ausência do volante Villasanti e do atacante Soteldo, que também são titulares de seleções estrangeiras.
Cristaldo, que não conseguiu espaço na seleção da Argentina, tem um avô de nacionalidade paraguaia, o que abre a possibilidade para a sua naturalização. Após ser procurado no ano passado pela seleção paraguaia, os procedimentos para a obtenção da nova cidadania avançaram significativamente.
Processo de naturalização de Cristaldo
O jogador deverá ser liberado pelo Grêmio na próxima semana para viajar a Assunção, capital paraguaia, para concluir trâmites burocráticos da naturalização. Segundo Ignacio Vilariño, empresário de Cristaldo, a viagem deve durar apenas dois dias e não deverá interferir nos treinamentos do Grêmio com o técnico Renato Portaluppi.
Esse acontecimento ocorre exatamente durante um dos melhores momentos de Cristaldo com a camisa do Tricolor. No último domingo (10), o camisa 10 se destacou na vitória por 2 a 0 sobre o Brasil-Pel, válida pelas quartas de final do Gauchão, ao marcar um belo gol.
Os dirigentes do Grêmio já foram informados sobre a situação e devem planejar uma maneira de mitigar o impacto da possível ausência de Cristaldo. No entanto, tudo depende da conclusão do processo de naturalização e da confirmação de sua convocação pela seleção paraguaia.