Grêmio dorme no ponto e perde grande joia do Sul para o Palmeiras
Ter um grande time nos dias atuais é estar ligado no futebol de base, nas novas joias que estão surgindo e que podem render bons frutos financeiros e no campo. Um bom exemplo disso, diz respeito a um jogador que atua no Sul, mas acabou sendo contratado por um time do sudeste: o Palmeiras. Nessa questão, o tricolor dormiu no ponto e perdeu um jogador “da região”.
Na última quinta-feira (23), o Criciúma oficializou o empréstimo do meia Kauã Lira ao Palmeiras. O jogador foi um dos principais destaques do Tigre na atual edição da Copinha, onde a equipe catarinense chegou até a semifinal, sendo eliminada pelo São Paulo.
O presidente do Criciúma, Valter Minotto, confirmou a negociação, mas optou por não divulgar os valores envolvidos. No entanto, destacou que o acordo inclui uma opção de compra para o Alviverde.
Detalhes da negociação envolvendo a joia do futebol
“O Palmeiras exerceu 10% de compra. Ele ficará no clube até o fim da Copa São Paulo de 2026. Caso o Palmeiras decida exercer a opção de compra, deverá depositar um valor considerável ao Criciúma. Quando recebemos a proposta, ela foi benéfica para o clube, e por isso a negociação foi concluída”, explicou Minotto.
O dirigente também ressaltou que outros jovens da base foram sondados recentemente. “Vários jogadores da base receberam propostas, cerca de 10 atletas, mas nenhuma negociação avançou, pois as condições não atendiam às expectativas do Criciúma.”
Kauã Lira chegou ao Criciúma no ano passado, vindo do Avaí, rival estadual, para integrar a categoria sub-17. Na Copinha 2025, o meia foi destaque ao marcar cinco gols e fornecer duas assistências, chamando a atenção de grandes clubes, como o Palmeiras.