Grêmio faz anúncio oficial e deixa todos os seus torcedores orgulhosos
Após os casos de importunação sexual protagonizados pelo mascote do Internacional, o Grêmio decidiu iniciar uma campanha contra esse crime. O clube firmou uma parceria com a Polícia Civil e divulgou nesta quinta-feira (28) uma ação de proteção.
Por meio da Divisão de Comunicação Social e Relações Institucionais (DCS) e Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), o Tricolor Gaúcho firmou um acordo para iniciar uma campanha contra a importunação sexual. Cartazes informativos sobre a situação foram espalhados pelos arredores da Arena do Grêmio durante o mês de março (considerado o Mês da Mulher).
Grêmio contra a importunação sexual
O objetivo dos cartazes era conscientizar o público que frequenta o estádio sobre o delito e divulgar os canais de denúncia. O caso voltou à tona quando o mascote do Internacional foi acusado por uma repórter e uma torcedora de ter praticado importunação sexual durante um jogo do Colorado.
De acordo com o Código Penal brasileiro, configura crime a ação de “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena pode variar entre um e cinco anos de prisão.
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul emitiu um comunicado oficial falando sobre a campanha e alertando as pessoas sobre o crime. Confira:
A Polícia Civil, por meio da Divisão de Comunicação Social e Relações Institucionais (DCS) e Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), firmou parceria com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense neste Mês da Mulher.
Uma campanha contra o crime de importunação sexual foi realizada durante todo o mês de março. Cartazes informativos foram afixados em toda a Arena do Grêmio, a fim de conscientizar o público que frequenta o estádio sobre o delito e divulgar os canais de denúncia.
A campanha alerta que encostar, tocar ou esfregar-se em outra pessoa, beijo roubado ou forçado, puxão pelo braço, agarrar pela cintura e “cantada” invasiva, sem consentimento, constituem o delito de importunação sexual.