Grêmio fez um dos piores negócios possíveis e perdeu destaque do Brasileirão
Antes de se tornar um dos ídolos do São Paulo, o atacante Luciano teve uma curta passagem pelo Grêmio. O jogador, atualmente com 30 anos, chegou ao Tricolor Gaúcho em 2019 após negociação com o Fluminense, em que o Imortal “atravessou” a negociação do atleta com o Atlético Mineiro.
No ano seguinte, o Grêmio acertou a troca de Luciano com o atacante Everton, que estava no Tricolor Paulista. Pouco mais de quatro anos depois, o atacante é peça fundamental no clube paulista e um dos destaques do Brasileirão.
Luciano no Brasileirão
Luciano já soma cinco gols neste Brasileirão, sendo um dos vice-artilheiros da competição. Além do camisa 10 do São Paulo, o volante Willian Oliveira (Vitória) e os atacantes Lucero (Fortaleza), Vegetti (Vasco), Everaldo (Bahia) e Paulinho (Atlético Mineiro) marcaram cinco gols na competição. O atacante Pedro, do Flamengo, é o artilheiro com seis.
Além dos gols, Luciano tem se mostrado muito importante para o técnico Zubeldía, realizando uma função mais recuada no sistema ofensivo e auxiliando na construção de jogadas. Desse modo, ele está entre os dez melhores jogadores do campeonato brasileiro.
De acordo com a plataforma de estatísticas SofaScore, o atacante possui a 10ª maior nota média do Brasileirão, com 7,35. O líder do ranking é o meia Matheus Pereira, do Cruzeiro, com nota média de 7,57. Confira o top 10:
1º — Matheus Pereira (Cruzeiro): 7,57
2º — Wesley (Internacional): 7,55
3º — João Ricardo (Fortaleza): 7,50
4º — Gustavo Scarpa (Atlético Mineiro): 7,47
5º — Cristaldo (Grêmio): 7,45
6º — William (Cruzeiro): 7,44
7º — Gabriel Vasconcelos (Juventude): 7,39
8º — Luiz Araújo (Flamengo): 7,37
9º — Raphael Veiga (Palmeiras): 7,36
10º — Luciano (São Paulo): 7,35