Grêmio irá tomar medida drástica para disputar a Libertadores
O Grêmio está se organizando para encarar oportunidades de mercado com um novo impulso. Uma sessão do Conselho de Administração na última segunda-feira definiu novas estratégias para o clube enfrentar em um mercado de futebol cada vez mais inflacionado.
Com as SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol) marcando presença e uma injeção de recursos provenientes das ligas, os preços subiram, tornando as contratações de reforços mais complexas. Por esta razão, o Grêmio planeja aumentar o capital de investimento para o departamento de futebol.
Sem qualquer recurso proveniente de uma grande venda, como nos anos anteriores, a direção do Grêmio planeja trabalhar com as receitas disponíveis. É esperado que, nas próximas semanas, sejam realizados vários acordos relacionados aos direitos de transmissão do Brasileirão, entre outros. Espera-se que essa injeção de recursos, como o pagamento de luvas pela formalização do negócio e outras oportunidades, levem o clube a aumentar os investimentos em reforços.
Novo planejamento para o Grêmio em vista
De acordo com fontes consultadas, a reunião da última segunda-feira convenceu todos os participantes de que os valores de mercado mudaram bastante. Para que o Grêmio não perca oportunidades interessantes, o clube sabe que terá que investir mais. A partir de agora, o departamento de futebol terá mais recursos disponíveis para encontrar oportunidades de mercado e não apenas nas posições consideradas carentes.
O mapeamento inicial do Grêmio está quase concluído com as contratações feitas até agora. Das posições buscadas no final do ano, Marchesin será o goleiro. A renovação de Geromel mantém o número desejado de zagueiros e abre espaço para Gustavo Martins disputar a titularidade. Dodi pode ser a alternativa no meio-campo a Pepê, Carballo e Villasanti. Soteldo dá a velocidade ao ataque que Renato Portaluppi desejava. No entanto, ainda falta um centroavante, um nome de peso capaz de substituir Suárez, além de um lateral-esquerdo para competir com Reinaldo.
Atualmente, o Grêmio tem dois prazos para reforços. Para a Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, a data-limite para contratar novos jogadores é 7 de março. Já com foco no Gauchão, a data-limite para a chegada de reforços é a nona rodada, prevista para ocorrer entre 16 e 19 de fevereiro. Quem chegar depois ficará de fora do Estadual e terá as outras competições a disputar.