Grêmio não brincou em serviço e humilhou o Inter na Libertadores
Tricolor também é um dos mais vitoriosos da competição
Apesar de não ter carimbado passagem para a próxima edição da Libertadores da América, o Grêmio é um dos grandes protagonistas da competição. Segundo levantamento exposto pela Conmebol, o Imortal Tricolor é o segundo clube brasileiro com mais jogos no torneio. A título de curiosidade, o Internacional figura apenas na sétima posição do ranking.
No estrelato da Libertadores encontra-se o Palmeiras, com 242 jogos disputados na história do torneio continental. Em continuidade, o Grêmio aparece na vice-liderança com 215 partidas, seguido por São Paulo, Flamengo e Cruzeiro. Confira o ranking completo de brasileiros que mais atuaram na competição regida pela Conmebol:
- 1º Lugar: Palmeiras – 242 partidas disputadas
- 2º Lugar: Grêmio – 215 partidas disputadas
- 3º Lugar: São Paulo – 209 partidas disputadas
- 4º Lugar: Flamengo – 180 partidas disputadas
- 5º Lugar: Cruzeiro – 166 partidas disputadas
- 6º Lugar: Santos – 153 partidas disputadas
- 7º Lugar: Internacional – 152 partidas disputadas
- 8º Lugar: Atlético-MG – 138 partidas disputadas
- 9º Lugar: Corinthians – 138 partidas disputadas
- 10º Lugar: Fluminense – 91 partidas disputadas
O detalhe curioso é que apesar de possuir menos jogos que o Palmeiras, o Grêmio detém a mesma quantidade de taças erguidas. Enquanto o Palestra faturou os títulos de 1999, 2020 e 2021, o plantel sulista figurou o topo da América do Sul nas edições de 1983, 1995 e 2017. No mais, São Paulo, Santos, Flamengo, Inter, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Corinthians e Vasco também foram campeões.
Grêmio marcado na história da Libertadores
Detento o status de um dos clubes mais tradicionais do país, o Grêmio auxiliou o Brasil a ocupar a segunda colocação em termos de mais taças faturadas. Sobretudo, a Argentina é o país com mais títulos erguidos, com um total de 25, enquanto o ‘país do futebol’ surge logo abaixo com uma façanha a menos, Veja os campeões:
- Independiente (ARG) – 7 Títulos
- Boca Juniors (ARG) – 6 Títulos
- Peñarol (URU) – 5 Títulos
- River Plate (ARG) e Estudiantes (ARG) – 4 Títulos
- Olimpia (PAR), Nacional (URU), São Paulo (BRA), Grêmio (BRA), Santos (BRA), Palmeiras (BRA) e Flamengo (BRA) – 3 Títulos
- Cruzeiro (BRA), Internacional (BRA) e Atlético Nacional (COL) – 2 Títulos
- Botafogo (BRA), Fluminense (BRA), Colo-Colo (CHI), San Lorenzo (ARG), Racing (ARG), Vélez Sarsfield (ARG), LDU (EQU), Argentinos Juniors (ARG), Corinthians (BRA), Atlético-MG (BRA), Vasco (BRA) e Once Caldas (COL) – 1 Título