Marcelo Grohe deixou o Grêmio no começo de 2019, resultando em dificuldades para estabelecer um goleiro titular. Um conflito com Adriel e as atuações inconsistentes de Gabriel Grando acentuaram o desafio. Então, Renato Portaluppi fez um pedido à diretoria gremista para contratar um novo goleiro e os dirigentes não decepcionaram, trazendo logo o segundo maior do Brasil.
Assim, culminando na aquisição de Caíque, que mede 1,98m e veio do Ypiranga, por cerca de R$ 500 mil. O clube assegurou a totalidade dos direitos econômicos e firmou um contrato até o final do ano, com opção de renovação. Caíque estreou contra o Cuiabá na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, destacando-se especialmente na segunda partida contra o Goiás, resultando em uma vitória por 2 a 1.
Segundo o SofaScore, ele foi classificado como o segundo melhor jogador em campo, ficando atrás apenas de Luis Suárez. Mesmo assim, a tendência é que ele perca a titularidade em 2024, com a chegada de um nome mais experiente, como Cássio, que está em fim de contrato com o Corinthians ou mesmo o retorno de Marcelo Grohe.
Apenas o goleiro Carlos Miguel (Corinthians) é mais alto, com 2,01. Caíque empata com Lucas Perri (Botafogo) e supera Cássio, também do Timão.