O contrato do meio-campista paraguaio Mathías Villasanti com o Grêmio tem previsão de término para o final de 2024. Contudo, a partir de julho, o atleta de 26 anos pode assinar um pré-contrato com qualquer clube, devido a regra que permite a formação de pré-contrato a seis meses do fim de seu atual vínculo com o clube gaúcho.
Nesse sentido, o Palmeiras já demonstrou interesse em contratar Villasanti. Tal notícia se torna particularmente relevante ao considerar o impacto significativo do jogador paraguaio na campanha do Grêmio que levou o clube a deixar a segunda divisão em 2022 e terminar o Campeonato Brasileiro de 2023 na segunda posição.
Qual futuro para Mathías Villasanti?
O futuro de Villasanti no Grêmio parece incerto. As conversas sobre uma possível renovação de contrato, até então, não chegaram a um acordo convincente para ambas as partes. O Grêmio chegou a apresentar uma proposta de renovação para o jogador, que prontamente recusou, reivindicando um valor substancialmente maior, dada a sua relevância para os planos do clube na próxima temporada.
No momento, as negociações seguem estagnadas e, apesar de haver alguma preocupação, internamente, no clube acredita-se que ainda há possibilidade de chegarem a um acordo nos próximos dias. Enquanto o impasse se prolonga, o Grêmio segue em busca de novas contratações para a próxima temporada. As contratações de Soteldo e Dodi do Santos, por exemplo, devem ser oficializadas e assinadas ainda esse ano, além da renovação com o treinador Renato Gaúcho.
No Grêmio desde 2021, Villasanti atuou em 109 jogos, marcando dez gols e realizando nove assistências. Seu desempenho em 2023, com participação em 49 jogos e sete gols, lhe garantiu posição de destaque na seleção do campeonato.