Grêmio pode reencontrar adversário do tricampeonato na fase de grupos da Libertadores
Com o sorteio dos grupos da Libertadores marcado para a próxima segunda-feira (18), o Grêmio, posicionado como cabeça de chave, pode ter uma reedição de um confronto marcante na sua história recente no torneio continental. Em 2017, durante a campanha vitoriosa rumo ao Tricampeonato da Libertadores, o Tricolor cruzou o caminho com o Botafogo em uma etapa eliminatória, marcando um capítulo inesquecível para os torcedores gremistas.
No sorteio, que acontecerá em Luque, Paraguai, às 20 horas, o Atlético-MG estará posicionado no Pote 2, enquanto o Botafogo constará no Pote 4. Além do Grêmio, outros quatro times brasileiros, incluindo o atual campeão da Libertadores, Fluminense, serão cabeças de chave e serão colocados no Pote 1.
Regras do sorteio favorecem reencontro
De acordo com as regras do sorteio, equipes do mesmo país não podem cair no mesmo grupo, a não ser que estejam vindo das fases preliminares, o que é o caso do Botafogo. Assim, a probabilidade de um novo confronto com o time carioca é alta, apesar do Atlético-MG, do mesmo pote do Grêmio, estar impedido de ser seu adversário.
Vale ressaltar que a disposição dos potes para o sorteio da Libertadores será da seguinte forma:
- POTE 1: Fluminense, Palmeiras, River Plate, Flamengo, Grêmio, Peñarol, São Paulo e LDU
- POTE 2: Atlético-MG, Independiente del Valle, Libertad, Cerro Porteño, Estudiantes, Barcelona-EQU, Bolívar e Junior Barranquilla
- POTE 3: San Lorenzo, The Strongest, Universitario, Deportivo Táchira, Rosario Central, Alianza Lima, Millonarios e Talleres
- POTE 4: Caracas, Liverpool-URU, Huachipato, Cobresal, Palestino, Colo Colo, Botafogo e Nacional-URU
Relembrando o Tri da América
Em 20 de setembro de 2017, dia simbólico da Revolução Farroupilha, o Grêmio enfrentou o Botafogo pelas quartas de final no Tri da América. O único gol do confronto foi marcado por Barrios, de cabeça, em uma disputa acirrada na Arena.