Grêmio precisa quebrar tabu para fugir da briga contra o rebaixamento
Vivendo ano difícil no Brasileirão e em outras competições, o Grêmio ainda passa por situação incômoda no torneio nacional e está a apenas dois pontos do Corinthians, clube que atualmente ocupa a 17° posição e abre o Z-4 da competição. Com 27 pontos, Tricolor possui dois jogos a menos em relação à atual rodada do campeonato.
Com paralisação de duas semanas inteiras sem jogos, o time de Renato Portaluppi respira aliviado para conseguir recuperar atletas desgastados e lesionados e dar sequência na temporada. Só nesse intervalo, o Grêmio deve ter o retorno de jogadores como Rodrigo Ely, Jemerson, Diego Costa e Pavón.
Pressionado no comando do clube, o técnico Renato Portaluppi pode estar caminhando para os últimos 15 jogos sob o comando do Imortal em sua quarta passagem como treinador do Tricolor. O contrato, que encerra em dezembro, tem cada vez menos possibilidade de ser renovado, ao que tudo indica.
Com retrospecto negativo, Grêmio terá tabu pela frente contra o Bragantino
Próximo adversário do Grêmio, o clube gaúcho nunca venceu o Bragantino jogando no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Foram oito jogos no município paulista: cinco derrotas e três empates. No ano passado, o Tricolor perdeu para o Massa Bruta por 2×0. Já em 2020 e 2021, ambas as derrotas foram pelo placar de 1×0.
Neste século, o Grêmio não conseguiu sequer balançar a rede contra o adversário jogando no estado de São Paulo. A primeira partida entre as equipes em Bragança Paulista no atual século foi apenas em 2020, mas não deixa de ser um dado preocupante. Veja abaixo o retrospecto geral entre todas as partidas de Grêmio x Red Bull Bragantino.
- Bragantino 2×2 Grêmio (Copa Conmebol 1992)
- Bragantino 0x0 Grêmio (Brasileirão 1994)
- Bragantino 2×0 Grêmio (Brasileirão 1995)
- Bragantino 1×1 Grêmio (Brasileirão 1997)
- Bragantino 1×0 Grêmio (Brasileirão 1998)
- Bragantino 1×0 Grêmio (Brasileirão 2020)
- Bragantino 1×0 Grêmio (Brasileirão 2021)
- Bragantino 2×0 Grêmio (Brasileirão 2023)