Grêmio recebe grana vinda da Grécia
Conhecido por formar grandes nomes para o futebol do exterior nos últimos anos, o Grêmio vem revelando jogadores importantes para o futuro financeiro do clube, além do retorno técnico que ‘os guris’ vêm dando ao Tricolor.
Com grandes vendas desde 2015, o Grêmio já revelou nomes como Arthur Melo, Walace, Matheus Henrique, Everton Cebolinha, Pepê, dentre outros que fizeram grande sucesso no clube gaúcho e partiram para o Velho Continente.
Mas também existe os casos de jogadores que são vendidos antes mesmo de serem aproveitados no profissional, situação de Tetê, ponta-direita de 24 anos formado na categoria de base do Imortal. Tetê foi vendido para o Shakhtar Donetsk-UCR em 2019 por R$40 milhões de reais.
Saiba quanto o Grêmio irá receber por ex-jogador
Considerado como o clube formador de Tetê, o Grêmio terá direito a apenas 2% do valor pago pelo Panathinaikos-GRE, que gira em torno de R$580 mil. A quantia poderia ser bem maior, mas com a guerra entre Rússia e Ucrânia, a FIFA suspendeu todos os contratos de jogadores estrangeiros com clubes ucranianos.
Ou seja, os 15% de percenutal que o Grêmio havia mantido foi perdido devido à essa norma da entidade. Tetê saiu como agente livre do Shakhtar e o Tricolor ficará apenas com mecanismos de solidariedade referente aos 2% citados anteriormente.
Tetê, além do Shakhtar, passou por Lyon-FRA, Leicester-ING e por último no Galatasaray-TUR. O jogador havia sendo especulado como possível novo reforço do Athletico-PR no Brasil, mas Furacão foi atravessado por clube grego, que deve investir uma quantia um pouco acima de 4 milhões de euros para ter o jogador em defintivo.