O ano de 2017 será eternamente lembrado no Grêmio como o momento em que um novo capítulo foi iniciado na história do futebol feminino. Uma história de superação, crescimento e, claro, muitos gols. Em março daquele ano, o Tricolor retornou ao cenário profissional da modalidade após uma vitória de 1 x 0 sobre o Vitória-PE, ato que marcou um importante passo na busca pela igualdade de gênero no futebol.
Os primeiros passos
O Grêmio, aproveitando a onda de intensificação das denúncias de discriminação e violência contra as mulheres, assim como a obrigatoriedade das entidades esportivas de manutenção de equipes femininas para a disputa dos principais campeonatos, antecipa-se e reabre seu departamento de futebol feminino ainda em 2017. A partir de então, o Grêmio passou a contar com as #GuriasGremistas, lideradas pela técnica Patrícia Gusmão.
Como foi o retorno marcante ao futebol feminino?
Os primeiros passos rumo ao retorno foram marcados por lutas e superações. Logo no segundo ano, o Grêmio se consagrou Campeão Gaúcho de Futebol Feminino, um marco importante na história do clube. Em uma partida emocionante, as Gurias Gremistas empataram em 1×1 no tempo regulamentar e após acirradas disputas nos pênaltis, a equipe tricolor ergueu o troféu, marcando o início de uma trajetória de sucesso no futebol feminino.
A jornada rumo à série A1 do Brasileirão
A ascensão da equipe foi notória e, em 2019, o Grêmio conquistou seu lugar na série A1 do Brasileirão. Em uma partida decisiva contra o América-MG, as Gurias conseguiram o empate e garantiram a volta à elite do futebol feminino. A partida teve como palco o estádio Vieirão, local que se tornou essencial na trajetória de sucesso da modalidade no clube.
E a presença na Arena do Grêmio?
Um dos momentos mais simbólicos da trajetória das Gurias Gremistas foi a realização do primeiro jogo na Arena do Grêmio. A partida entre Grêmio e Corinthians, válida pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino A1 de 2020, simbolizou a importância e visibilidade crescente do futebol feminino.
A equipe tricolor se consolidou como uma das forças do futebol feminino brasileiro, com destaque para a ex-atacante Karina Balestra, detentora do título de maior artilheira do Grêmio desde a reabertura do departamento de futebol feminino, com 56 gols. Outro destaque é a goleira Lorena Leite, que foi convocada para a Seleção Brasileira Feminina em 2021.
A trajetória das Gurias Gremistas segue em ascensão, com a conquista do título de Tetracampeão Gaúcho de Futebol Feminino em 2022 e a histórica participação na final da Supercopa do Brasil de Futebol Feminino no mesmo ano. Sem dúvida, a saga das Gurias Gremistas é uma inspiração para todas as atletas do futebol feminino.