Inter superou o Grêmio e contratou o 7º jogador mais caro do Brasil
Com o advento das SAFs (Sociedade Anônima do Futebol) no futebol brasileiro, os investimentos estão cada vez mais altos e está ficando ainda mais complicado conseguir montar um bom elenco sem gastar muito dinheiro. Como prova disso, as principais contratações da temporada estão entre os clubes que mais arrecadam no país – junto dos aportes das grandes empresas, é claro.
De acordo com um estudo feito pelo ‘CIES Observatório do Futebol’, o atacante Luiz Henrique é quem lidera a lista dos jogadores mais valiosos do país – a análise estima que o atleta de 23 anos possui valor de mercado entre 26 e 35 milhões de euros – R$ 160 e R$ 214 milhões no cotação atual. Nesta lista, contudo, o Internacional ultrapassou o Grêmio em 2024, figurando na sétima colocação.
Sem um jogador que destoe do restante do elenco, Grêmio aposta na força coletiva para se reerguer na temporada
Enquanto o já citado Botafogo de John Textor lidera a lista com o atacante Luiz Henrique, Palmeiras e Flamengo aparecem logo atrás, com ‘Flaco’ Lopez e Pedro. Um pouco mais abaixo, estão Atlético-MG (dos três R’s) e Corinthians, com Paulinho e Yuri Albert, respectivamente. Somente na sétima colocação é que aparece o primeiro clube gaúcho, atrás ainda da SAF do Bahia, que agora faz parte do Grupo City.
Trata-se do Internacional, com Rafael Borré, avaliado entre 11 e 14 milhões de euros. O atacante colombiano assinou com o clube gaúcho em janeiro deste ano, com vínculo válido até o fim de 2028. O jogador, que brilhou com a camisa do River Plate no continente sul-americano, estava emprestado ao Werder Bremen pelo Eintracht Frankfurt, ambos da Alemanha.
Do elenco tricolor, quem chegaria mais perto disso é o dinamarquês Martin Braithwaite, avaliado em cerca de 3,2 milhões de euros. Luís Suárez, que deixou o Grêmio na virada do ano, por exemplo, também estaria fora da lista, já que seu valor de mercado, atualmente, gira em torno de 4 milhões de euros – e o último nome destacado no ranking é o de Jhon Arias, do Fluminense, com valor entre 10 e 13 milhões.