Jogador aceitou R$ 600 mil por mês para trocar o Inter pelo Grêmio
O clássico Gre-Nal é considerado como uma das maiores rivalidades do mundo do futebol. No Brasil, muitos consideram como o melhor clássico entre todos os outros, devido ao equilíbrio dos dois times em títulos, tradição e principalmente quando jogam entre si, em jogos de muita correria, raça dos dois lados e momentos marcantes.
Com 443 Gre-Nais disputados na história, esse clássico divide amizades, família, e muitas brincadeiras entre os torcedores dos dois clubes. A maior goleada do clássico ocorreu em 1909, com uma vitória de 10×0 do Grêmio sobre o Inter. Nas 443 partidas disputadas, foram 164 vitórias do Inter, com 141 triunfos do Tricolor e 138 empates.
O duelo entre Grêmio e Internacional vai muito além do que apenas 90 minutos dentro das quatro linhas. Durante todas as décadas do clássico, os clubes já disputaram contratações de jogadores que interessavam a dupla, com o desfecho sempre atraindo zoações do rival.
Giuliano escolheu o Grêmio mesmo após brilhar no Inter
Um caso “recente” do exemplo citado acima é o de Giuliano. Revelado pelo Paraná Clube, o meia chegou ao Inter e foi fundamental na conquista da Libertadores de 2010, sendo eleito, inclusive, o melhor jogador do torneio mesmo sem ser titular absoluto. Mesmo com toda a identificação criada com o Colorado, o meia escolheu retornar ao Brasil para defender o Grêmio, em 2014.
Para repatriar o meia, o Tricolor gastou cerca de seis milhões de euros na época, quatro milhões a menos do valor que o Dnipro-UCR havia comprado do Internacional em 2011. Em 2016, dois anos depois, o Grêmio vendeu o atleta para o Zenit-RUS por sete milhões de euros. Pelo Imortal, Giuliano fez 108 jogos, marcou 18 gols e deu 10 assistências.
Após passagem pela Rússia, Giuliano ainda passou pelo Fenerbahçe-TUR e Al-Nassr antes de retornar ao país natal em 2021, quando foi contratado pelo Corinthians. Atualmente, o meia defende o Santos e foi importante para o acesso do Peixe no retorno à Série A.