Jogador do Grêmio deixa Gustavo Gómez e Adryelson no chinelo e segue em primeiro do Brasileirão
Apesar de não conquistar o Campeonato Brasileiro desde 1996, o Grêmio segue batendo alguns recordes na principal competição nacional. Agora, inclusive, tem jogador tricolor deixando nomes como Gustavo Gómez e Adryelson – campeões nas três últimas temporadas (o paraguaio com o Palmeiras, em 2022 e 2023, e o brasileiro com o Botafogo, neste ano) – para trás em um ranking curioso.
De acordo com o levantamento do perfil ‘Por fora das quatro linhas’, um zagueiro gremista se manteve na primeira colocação entre os jogadores com mais cartões recebidos em uma mesma edição do Brasileirão, desde 2019. Trata-se, é claro, do argentino Walter Kannemann, que recebeu 16 cartões em 2023, sendo 15 amarelos e um vermelho.
2024 marcou o fim de uma das duplas de zaga mais icônicas (e vitoriosas) da história do Grêmio
Além da seriedade de Kannemann em todas as divididas, o argentino também possui uma vasta coleção de troféus com a camisa do Grêmio. No Imortal desde 2016, depois de ser revelado pelo San Lorenzo e passar rapidamente pelo Atlas, do México, o defensor conquistou nada menos que 15 títulos até o momento. Todos, inclusive, ao lado de Pedro Geromel – que se aposentou ao final desta temporada.
Juntos, os zagueiros levantaram uma taça da Copa do Brasil (2016), uma da Libertadores (2017), uma da Recopa Sul-Americana (2018), sete do Gauchão (2018 a 2024), quatro da Recopa Gaúcha (2019, 2021 a 2023) e uma da Taça Francisco Novelletto (2020) – esta última, sendo equivalente ao segundo turno do estadual, sendo a primeira vez desde 2013 que o torneio teve esse formato, por conta da pandemia.
Nesta temporada, contudo, com a contusão de Kannemann e a aposentadoria de Geromel, o torcedor gremista viu acabar uma das mais icônicas (e vitoriosas) duplas de zaga da história do Imortal. Ao menos, além das conquistas, a dupla se despede com mais vitórias do que derrota em clássicos GreNal – com 5 a 3 em vitórias, além de seis empates, em 14 duelos disputados.