No futebol brasileiro, muitos nomes despontam ao longo dos anos. Uns mais brilhantes, outros menos, mas todos com suas peculiaridades e histórias para contar. No turbilhão de equipes, campeonatos e gols, encontramos a figura de Cléverson Maurílio Silva, mais conhecido como Maurílio. De atacante passando por mais de 20 clubes, se tornou treinador tendo passagem por diversas equipes.
Conheça mais sobre Maurílio e sua carreira
Nascido em Brasília no fim de 1969, Maurílio começou a carreira no Paraná, onde teve importantes conquistas como o campeonato estadual em 1991 e 1995, além da Série B de 1992. Ainda no Paraná Clube, destacou-se a ponto de ser contratado em 1992 pelo Palmeiras. Na equipe paulista, Maurílio saiu campeão do brasileirão nos anos de 1993 e 1994, além do Paulista em 1994 e da Copa Rio-São Paulo, também em 1994.
Após sua passagem pelo Palmeiras e Goiás, Santa Cruz e Ponte Preta, o atacante brasiliense chegou ao Grêmio em 1998. Porém, marcou apenas dois gols em 16 partidas. Não demorou muito para mudar de clube, e logo chegou ao Juventude. Pelo clube, fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil em 1999, sendo este reconhecido como um dos melhores elencos da história da equipe.
Após a experiência gaúcha, Maurílio ingressou na carreira internacional. Primeiro em Portugal, pelo Vitória de Guimarães, depois na Espanha, pelo Logroñés. O forte da carreira fora do Brasil, no entanto, deu-se na Arábia Saudita, onde foi campeão e artilheiro pelo Al-Ittihad em 2002, com 14 gols.
A transição de Maurílio para treinador
Em 2009, após uma breve passagem pelo Uniclinic Atlético Clube do Ceará, Maurílio decide pendurar as chuteiras. Mas o amor pelo futebol continuou e, no ano seguinte, iniciou a carreira como treinador pelo Maranguape, também do Ceará. Sua primeira conquista como treinador veio em 2013, com a equipe do Vitória de Pernambuco, pela Série A2.