Não bastava afundar o Brasil na última Copa do Mundo, agora foi eleito o quinto melhor do planeta
Aos 39 anos, Michael Oliver figura entre os principais árbitros do futebol mundial, ocupando a quinta posição no ranking da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol).
Reconhecido por sua vasta experiência e estilo de arbitragem, Oliver já acumulou momentos marcantes, como a condução do polêmico confronto entre Brasil e Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, onde a seleção brasileira foi eliminada nos pênaltis.
A trajetória do árbitro inglês é longa e sólida. Oficial da FIFA desde 2012, Oliver estreou na Premier League aos 25 anos, em agosto de 2010. Desde então, apitou mais de 380 partidas na principal divisão inglesa, além de 57 jogos na Championship, a segunda divisão.
Conheça Michael Oliver, o polêmico árbitro inglês de 39 anos
Em competições internacionais, Oliver também ganhou notoriedade. Ele foi responsável por três jogos da Eurocopa de 2020, além de outros 4 na Eurocopa 2024. Na Champions League, foram 36 partidas apitadas, além de outras 24 na Europa League.
Uma das características que define seu estilo de arbitragem é a preferência por deixar o jogo fluir, permitindo contatos mais físicos, como é comum na Premier League. Essa abordagem, entretanto, não o impede de usar cartões vermelhos quando necessário, o que já lhe rendeu decisões controversas.
Apesar das polêmicas, Michael Oliver é amplamente respeitado no futebol inglês e internacional. Sua presença na lista da IFFHS reflete seu destaque global, dividindo espaço com outros árbitros de renome, incluindo os brasileiros Raphael Klaus e Wilton Pereira Sampaio, que ocupam a nona e décima posições, respectivamente.