Otamendi já desembarcou do avião para apresentação histórica na Arena do Grêmio
Nicolás Otamendi no Grêmio? Que o clube gaúcho está de olho nas oportunidades de mercado, todo mundo já sabe. Agora, conseguir contratar um dos melhores zagueiros da atualidade, campeão do mundo com a Seleção da Argentina é um pouco demais. Mas, o jogador sabe muito bem como é atuar na Arena gremista e bem que poderia desfilar seu futebol por terras brasileiras novamente.
Vale lembrar, é claro, que o defensor portenho já atuou no país, durante um breve empréstimo pelo Porto, de Portugal, quando vestiu a camisa do Atlético-MG, em 2014. Depois disso, contudo, a carreira do zagueiro decolou, com passagens marcantes por Valencia, da Espanha, Manchester City, da Inglaterra e Benfica, de Portugal – seu atual clube, onde renovou o vínculo até o fim de 2025.
Depois de jogar na casa gremista, Otamendi e Argentina conquistaram tudo no futebol
Campeão de praticamente tudo com a Argentina, Otamendi é tido como um dos principais nomes do elenco vencedor sob o comando de Lionel Scaloni. Antes das taças, contudo, o defensor sofreu ao lado de seus companheiros, principalmente nos vice-campeonatos da Copa América, em 2015 e 2016. Três temporadas depois, os hermanos tiveram a chance de voltar a vencer o torneio em terras brasileiras.
Justamente quando Otamendi pisou pela primeira vez na Arena do Grêmio, durante a sólida vitória sobre a Seleção do Catar – então convidada pela Conmebol para participar da Copa América de 2019. Ao longo do confronto, a Seleção Argentina pouco sofreu, e ainda balançou as redes com Lautaro Martínez e Sergio Agüero, na última rodada da fase de grupos, conquistando a classificação ao mata-mata.
Nas Quartas daquele ano, a Argentina venceu a Venezuela, pelo mesmo placar, e se credenciou a enfrentar o Brasil em plena semifinal. Quando, é claro, foi vista a última grande atuação coletiva e individual de uma seleção tupiniquim – que dominou todas as ações, venceu por também 2 a 0, em duas grandes jogadas finalizadas por Gabriel Jesus e Roberto Firmino.