HistóriaNotícias

Primeiro GreNal da história teve uma vitória avassaladora de 10 a 0 do Grêmio

Quem gosta de futebol, principalmente os torcedores gaúchos, certamente já ouviu falar no Grenal, um dos clássicos mais tradicionais do campeonato brasileiro. Isso não é à toa. Tudo começou há mais de um século atrás, em 1909, onde a rivalidade entre Grêmio e Internacional começou. Ambos os clubes tem uma longa história e uma fanbase apaixonada, tornando o Grenal um encontro composto por muita tradição e sentimentos.

O time azul e branco, Grêmio, era, na época, o mais forte clube de futebol da capital do Rio Grande do Sul. Mas logo, o recentemente fundado Sport Club Internacional moveu um desafio. O Internacional desejava que o Grêmio fosse o primeiro adversário da sua história, antevendo o que seria uma das maiores rivalidades futebolísticas do país. Mas nem tudo foi tão simples. A história segue com um pouco de contratempos e interessantes detalhes.

O início do Grenal

Quatro representantes do Internacional se apresentaram ao Grêmio propondo o famigerado desafio. Na ocasião, o presidente do Grêmio, Major Augusto Koch, ofereceu o segundo quadro do clube, algo semelhante a uma equipe reserva, para enfrentar o Internacional. Entretanto, o Internacional recusou a oferta pois desejavam enfrentar o principal time do Grêmio.

Quando o primeiro Grenal aconteceu?

A partida então foi adiada para o mês seguinte, no estádio da Baixada, primeira casa do Grêmio. No dia 18 de julho de 1909, às 15h10, finalmente aconteceu a primeira partida entre Grêmio e Internacional. O público esperado de 2000 pessoas pôde testemunhar o início de uma peleia que marcaria a história do futebol gaúcho e brasileiro.

Como foi o resultado do primeiro Grenal?

O placar impressionante do jogo merece ser lembrado. Durante os 90 minutos, Edgar Booth, atacante gremista marcou o primeiro gol do jogo – e da história do Grenal. Não só isso, Booth marcou mais quatro gols naquela partida, resultando numa vitória retumbante do Grêmio por 10 a 0. Este é até hoje o maior placar da história dos Grenais.

O Grenal continua reverberando a uma intensidade singular. A paixão dos torcedores Grêmio e Internacional garantem ao clássico os altos decibéis, seja no icônico Beira Rio, seja na majestosa Arena do Grêmio. A cada encontro, memórias do tempo em que uniformes listrados em vermelho e branco cruzavam com camisas metade azuis e metades brancas ressurgem, fazendo o coração do torcedor bater mais forte. Que venham os próximos Grenais!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo