Quando ninguém esperava, foi revelado que Alexandro Pato é do Grêmio
Que Alexandre Pato surgiu muito bem no futebol gaúcho, no início da década retrasada, todo mundo já sabe. Agora, que mesmo brilhando com a camisa do Internacional – principalmente na conquista do Mundial de Clubes, sobre o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e companhia -, o atacante permanecesse sendo torcedor do Grêmio, isso é novidade.
Mesmo sem a oportunidade de atuar com a camisa do Imortal, Alexandre Pato defendeu outros dois clubes no país, antes de pendurar as chuteiras no futebol da MLS (Major League Soccer): Corinthians e São Paulo. Ao menos, o atacante ficou marcado em uma eliminação para o próprio Grêmio, na disputa de pênaltis contra ninguém menos que o goleiro Dida, na Copa do Brasil de 2013.
Mesmo sem jogar no Grêmio, Pato ficou marcado na classificação do Imortal em 2013
O episódio acima, inclusive, abreviou a passagem de Pato pelo Parque São Jorge, mesmo com o Corinthians vindo de uma temporada mágica, com as conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes – sendo o último clube sul-americano a conseguir esse feito. A eliminação precoce para o Imortal, com direito a cavadinha ‘fail‘ do camisa 9 na marca da cal, fez explodir a crise no alvinegro.
Pouco depois, o atacante se transferiu ao rival São Paulo, em uma polêmica troca com o meia Jadson. No Tricolor paulista, Alexandre Pato até voltou a viver bons momentos no futebol, o que chamou a atenção do futebol europeu, com ele vestindo as camisas de Chelsea e Villarreal, antes de se aventurar no futebol chinês. Pouco depois, o jogador atuou pelo Orlando City e se despediu da modalidade no São Paulo.
Alexandre Pato, contudo, não é o único gremista que fez história por outros clubes no país. Fernando Prass, revelado pelo próprio Grêmio, virou ídolo de Vasco, Palmeiras e Ceará, por exemplo. O próprio Cássio, que brilhou no mesmo Corinthians de Pato, também começou sua carreira no Imortal. Além deles, Douglas Costa e Ronaldinho Gaúcho também aparecem na seleta lista.