Quantas vezes o Grêmio chegou na final da Copa do Brasil?
Confira quantas vezes que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense conseguiu chegar na final da Copa do Brasil, principal competição eliminatória do cenário nacional. O Tricolor é uma das grandes referências no que diz respeito a mata-matas dentro do futebol brasileiro. Com títulos de peso conquistados dessa maneira, a equipe detém uma quantidade grande de campanhas de respeito.
Mas, no final das contas, as trajetórias não são especiais só porque resultaram em taças, tendo em vista toda a felicidade e festa que os torcedores puderam desfrutar pelos caminhos. Assim, vamos relembrar como foram todas as oportunidades em que o Imortal chegou até uma final da Copa do Brasil, mesmo que tenha saído derrotado no final das contas.
Copa do Brasil 1989 — Grêmio x Sport
Para ilustrar todo o peso do Grêmio dentro de mata-matas, a primeira edição da Copa do Brasil já contou com o grande destaque dos gaúchos. Na ocasião, o Tricolor eliminou o Ibiraçu, do Espírito Santo, o Mixto, de Mato Grosso, o Bahia e o Flamengo antes de chegar na final. A semifinal, contra os cariocas, inclusive, controu com um 6 a 1 histórico.
O adversário da grande decisão foi o Sport, que segurou o empate no jogo de ida, na Ilha do Retiro, sem gols marcados. Já a volta, Assis e Cuca brilharam e, nem quando Mazarópi marcou contra, a festa foi abalada. Assim, o Tricolor conseguiu conquistar o seu primeiro título na competição que estava em sua primeira edição.
1991 — Criciúma
Não demoraria muito para que o Tricolor voltasse a se destacar no cenário nacional. Dois anos depois, em 1991, mais uma final entrou na conta da equipe azul, branca e preta. Naquela ocasião, o Grêmio derrubou Auto Esporte, da Paraíba, Fluminense de Feira, da Bahia, Corinthians e Coritiba em seu caminho até a decisão. No entanto, naquele momento, não teve tanta sorte assim.
Com Luiz Felipe Scolari comandando o Criciúma, de Santa Catarina, naquela final, foi o Tigre que se saiu melhor. Para comelar, no Estádio Olímpico, um empate em 1 a 1, com Maurício, para os donos da casa, e Vilmar, pelos visitantes, marcando. Com o regulamento em baixo do braço, os Carvoeiros seguraram o empate sem bolas na rede e foram campeões pelo critério de gols fora, no desempate.
1993 — Cruzeiro
Mais dois anos se passaram até que o Grêmio voltasse para a final do torneio nacional. Na temporada de 1993, o time gaúcho emplacou uma campanha de destaque, derrubando Sorriso, do Mato Grosso, o União Bandeirante, do Paraná, o Palmeiras e o Flamengo até chegar na final, onde, mais uma vez, acabou ficando com o vice.
O adversário naquela ocasião foi o Cruzeiro e, dentro do Olímpico Monumental, o empate sem gols foi segurado, deixando a decisão para a volta. Já no Mineirão, Roberto Gaúcho e Cleisson marcaram para os mandantes, enquanto Pingo descontou, fazendo com que o ‘Cinco Estrelas’ fosse considerado o campeão.
Copa do Brasil 1994 — Grêmio x Ceará
A volta por cima, no entanto, não demorou muito para acontecer, tendo em vista que, no ano seguinte, o Grêmio voltou para a final e, dessa vez, não deixou a chance escapar. Para começar, se classificou em duelos contra Criciúma, algoz de 1991, Corinthians, Vitória e Vasco da Gama, chegando na decisão, que foi disputada contra o Ceará.
Dentro do Estádio Castelão, diante de quase 90 mil pessoas, o Tricolor conseguiu segurar o resultado, levando a decisão para a sua casa. Sendo assim, três dias depois, no Olímpico Monumental, o gol de Nildo, logo no começo do jogo, deu números finais ao duelo. O Imortal comemorava sua segunda taça na Copa do Brasil.
1995 — Corinthians
Com um elenco pegando fogo nos anos 1990, o Imortal alcançou a sua terceira final de Copa do Brasil seguida, mas, dessa vez, aquele que tinha sido derrotado no passado, conseguiu dar a volta por cima. Para começar, Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo, foi a primeira derrubada, seguida de Palmeiras, São Paulo e Flamengo, fazendo com que o Grêmio chegasse na decisão.
Os últimos dois jogos daquela edição da competição, no entanto, geraram uma nova decepção para os torcedores tricolores. Isso porque o time perdeu a ida e a volta. Fora de casa, no Pacaembu, 2 a 1 para o Corinthians, que foi derrubado pelo Imortal em campanhas anteriores.
Luis Carlos Goiano fez para os visitantes, Viola e Marcelinho Carioca marcaram para o time da casa. Depois, na volta, o último jogador citado ainda fez mais um, para a vitória simples alvinegra no Olímpico, confirmando a taça.
Copa do Brasil 1997 — Grêmio x Flamengo
Em 1997, no entanto, os adeptos do maior time do Rio Grande do Sul voltaram a sorrir. A campanha na Copa do Brasil daquele ano contou com classificações em cima de Fortaleza, Portuguesa, Vitória e Corinthians no caminho para a decisão. A final de 1997 não foi fácil, sendo bastante disputada e não tendo um vencedor em dois jogos.
O adversário foi o Flamengo que conseguiu segurar o empate sem gols dentro do Olímpico, o que acabou se tornando péssimo para os rubro-negros posteriormente. Na volta, Lúcio e Romário marcaram, no Maracanã para os donos da casa. No entanto, João Antônio e Carlos Miguel garantiram o empate e o título para o Grêmio com base nos gols marcados fora de casa.
Copa do Brasil 2001 — Grêmio x Corinthians
E não demorou muito até que a taça em questão voltasse para Porto Alegre do lado azul. Isso porque, em 2021, mais um título foi confirmado. Naquele ano, o caminho foi um pouco maior. Os derrotados durante as fases eliminatórias foram Villa Nova, de Minas Gerais, o Santa Cruz, de Pernambuco, o Fluminense, o São Paulo e o Coritiba.
Já na grande decisão, o adversário foi o Corinthians, mais uma vez. No estádio Olímpico, na ida, a situação não era tão boa assim para o Tricolor. Isso porque o time ficou no empate, marcando gols com Luis Mário e levando de Marcelinho Carioca e Muller, para o 2 a 2.
Assim, uma vitória era preciso na volta e foi isso que o time conseguiu dentro do Morumbi. Na ocasião, Marinho, Zinho e Marcelinho Paraíba marcaram para o Tricolor, enquanto Ewerthon diminuiu, o que não foi suficiente. Resultado, Grêmio tetracampeão da Copa do Brasil.
Copa do Brasil 2016 — Grêmio x Atlético-MG
Quinze anos depois, o Grêmio conseguiu retornar ao topo. Em 2016, o time azul conseguiu a classificação diretamente para as oitavas, tendo em vista que disputava a Copa Libertadores da América também. Assim, derrubou o então chamado Atlético Paranaense, depois Palmeiras e Cruzeiro até chegar na final, contra o Atlético Mineiro.
O Galo, porém, não foi páreo para o Imortal. Fora de casa, por exemplo, Pedro Rocha, duas vezes, e Everton, garantiram a vitória por 3 a 1, dentro do Mineirão. Assim, a volta só precisou ser administrada pela equipe gaúcha, que empatou em 1 a 1, com gol de Bolaños, fechando mais uma taça para a coleção.
2020 – Palmeiras
Em 2020, o Grêmio conseguiu se colocar na disputa da grande decisão da Copa do Brasil mais uma vez, a nona ao total, mas não se deu tão bem assim. Na ocasião, o time também entrou direto nas oitavas de final, derrubando Juventude, Cuiabá e São Paulo no caminho até a decisão.
Dentro de casa, porém, o time azul foi derrotado pelo Palmeiras, adversário na ocasião, com gol de Gustavo Gómez. Na volta, mais um resultado negativo para o Tricolor, Wesley e Gabriel Menino Marcaram, garantindo também a taça para o time paulista.