Na busca por novas opções para fortalecer o elenco, diversas estratégias podem ser adotadas. Neste período atual entre as temporadas, a busca por atletas disponíveis se intensifica. Com isso, uma possibilidade para o Grêmio é contar com a influência de Renato Portaluppi, que já comandou diversos jogadores que atualmente não estão vivendo uma boa fase em seus clubes.
Marcelo Grohe pode retornar ao Brasil
Atualmente jogando pelo Al Ittihad da Arábia Saudita, o goleiro irá encerrar seu contrato em junho deste ano. As informações sugerem que o jogador não faz parte dos planos do novo técnico argentino, Marcelo Gallardo. A liga Saudita permite somente um limite de dez estrangeiros para 2024/2025, o que pode apressar a saída de Grohe.
Vinte e um anos mais novo que Grohe, o atacante Vitinho, que foi treinado por Renato no Flamengo em 2019, pode ser uma opção. Atualmente no Al Ettifaq, seu contrato vai até junho de 2025. O clube está com a cota de estrangeiros cheia para a próxima temporada, e Vitinho, que ainda não deslanchou, pode ser um dos atletas a deixar o clube.
Sondado em 2023 pelo Grêmio, Rodrigo Muniz ainda não brilhou na Inglaterra
Rodrigo Muniz já havia sido sondado pelo Grêmio em 2023, especialmente pela possível saída de Luís Suárez. A época, o próprio Portaluppi entrou em contato com Muniz, mas o jogador recusou após conversar com sua família e empresário. Atualmente com contrato pelo Fulham até 2026, o atleta ainda não conseguiu se consolidar na Inglaterra.
O atacante Marcos Júnior atuou junto a Renato na sua breve passagem pelo Fluminense em 2014. Atualmente jogando no Japão, o jogador de 30 anos tem dois títulos da Liga Japonesa pelo Yokohama Marinus.
Aos 22 anos, Ramon foi uma das apostas de Renato em 2021 durante sua passagem pelo Flamengo. Transferido para o Olympiacos da Grécia em 2023 e posteriormente para o Espanyol da segunda divisão espanhola, sua trajetória ainda não se firmou. Seu empréstimo dura até junho de 2024, o que poderia facilitar sua disponibilidade. Com essas possibilidades, o Grêmio poderia reforçar seu elenco com experientes atletas que já foram comandados por Renato Portaluppi.