Regra da Conmebol é clara e Grêmio terá que EXCLUIR um dos reforços
Com seis reforços contratados até aqui na janela de meio de ano, o Grêmio é o segundo clube com mais reforços anunciados na Série A do Brasileirão, atrás apenas do Cruzeiro, que já anunciou sete contratações.
Até o presente momento, o Tricolor Gaúcho anunciou as chegadas de: Rodrigo Caio, Jemerson, Matias Arezo, Miguel Monsalve, Alexander Aravena e Martin Braithwaite. Ainda no Z-4 do Brasileirão, o Grêmio passa por reabilitação no campeonato em busca de se afastar de vez do risco de rebaixamento.
Grêmio terá que excluir algum dos reforços na Libertadores
Em contrapartida, o clube gaúcho também concentra esforços em outras duas competições: Libertadores e Copa do Brasil. Na primeira, o Tricolor enfrentará o Fluminense nas oitavas de final. Já na Copa nacional, o Grêmio terá pela frente o Corinthians, em sorteio realizado na sede da CBF na última semana.
Apesar de contar com os reforços para a disputa do mata-mata das duas competições, o Grêmio terá que deixar um deles de fora na Libertadores. Isso porque a competição permite apenas 5 trocas de jogadores e mais 2 adições no elenco.
Além dos seis contratados, o Grêmio não havia inscrito Rafael Cabral e Edenílson para a disputa da fase de grupos, já que ambos os jogadores chegaram nos últimos dias da primeira janela. Diante disso, o Tricolor terá que inscrever no máximo sete dos oito novos nomes possíveis para enfrentar o Fluminense, no mês que vem.
Regra também vale para a Copa do Brasil?
Já na Copa do Brasil, a regra em questão não vale. Pela competição nacional, todos os jogadores podem atuar pelo Grêmio em todas as fases restantes em caso de classificação do Tricolor. A única restrição, nesse caso, são de jogadores que já atuaram na competição por outro clube, como por exemplo, Rafael Cabral pelo Cruzeiro.