Renato Gaúcho é nomeado para a Seleção Brasileira
Ídolo histórico de alguns clubes brasileiros, como Grêmio e Fluminense, quando jogador, Renato Portaluppi – também conhecido como Renato Gaúcho, fora de Porto Alegre – se tornou treinador e não demorou muito para também deixar seu nome marcado no futebol nacional e sul-americano. Para muitos, porém, ainda falta uma coisa para a carreira se tornar completa: dirigir a Seleção Brasileira.
À frente do banco de reservas, Renato conquistou nada menos que duas Copas do Brasil, uma Libertadores da América, uma Recopa Sul-Americana e cinco estaduais. Porém, nunca conseguiu treinar a Amarelinha. Isso, na visão de Vanderlei Luxemburgo, outro importante nome no mundos dos técnicos de futebol, dentro e fora do Brasil, é questão de tempo.
Mesmo em baixa, Renato vive expectativa de realizar sonho em comandar a Seleção Brasileira no futuro
Em conversa no podcast ‘Benja Me Mucho’, do jornalista Benjamin Back, Luxemburgo citou um possível nome para assumir o comando da Seleção Brasileira, em caso de futura queda do atual treinador Dorival Jr.: Renato Portaluppi, ou Gaúcho. Para o ‘pofexô’, esse seria o nome ideal para o comando da Amarelinha, muito pelo fato de o profissional possuir um lado mais ‘boleirão’.
”Tem alguém no Brasil hoje melhor que o Renato (Gaúcho) para ser técnico da Seleção Brasileira? Pelas conquistas dele, por tudo que ele tem feito no futebol ao longo do tempo. Ele conhece futebol, ele é boleirão, chega duro nos caras. Boleirão, mas tem que ser respeitado. Tem hora que você vai brincar com os caras, tirar onda. Mas na hora da pancada, você pode ver que ele não afrouxa”, disse Luxa.
Vivendo uma espécie de ‘fim de ciclo’, Renato ainda não sabe qual será seu futuro no Grêmio para 2025. O treinador aguarda, é claro, a definição do clube gaúcho no Campeonato Brasileiro – onde o tricolor ainda luta pela permanência na elite nacional – para se reunir com a diretoria e definir os próximos passos para o ano seguinte.