Notícias

Renato pode ser punido após abandonar Bahia x Grêmio

No último sábado (27), o Grêmio viajou até a Arena Fonte Nova para encarar o Bahia, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Contudo, mesmo com a oportunidade de cravar mais três pontos, a equipe gaúcha voltou para casa com uma derrota em 1 a 0. Além de um resultado que movimenta a tabela, o confronto proporcionou polêmicas evidentes.

A maior delas envolve o técnico Renato Portaluppi, que decidiu tirar todos os jogadores que estavam no banco de reservas, quando ainda faltava 10 minutos para o final da partida. Os atletas e a comissão teriam se retirado após a decisão do árbitro Bráulio Machado, de expulsar Diego Costa. De acordo com o áudio do VAR, o jogador teria xingado o quarto árbitro.

Caso Renato Portaluppi seja denunciado, o técnico pode ser punido com uma multa e um gancho. O artigo 269 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que “Recusar-se, injustificadamente, a iniciar a partida, prova ou equivalente, ou abandoná-la antes do seu término” pode gerar “Suspensão de trinta a cento e oitenta dias, cumulada ou não com multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 1.000,00 (mil reais)”.

Renato pode ter completado importante problema ao Grêmio

Enquanto comandava a Portuguesa, o técnico Argel Fuchs completou ação parecida no Campeonato Brasileiro da Série B, ainda em 2014. Na época, foi suspenso por quatro jogos. Em entrevista coletiva após o duelo, Renato levantou uma polêmica ainda maior, garantindo que Diego só foi expulso, por uma possível sugestão do ex-árbitro Jailson Macedo Freitas, prejudicando o Grêmio.

“O Jaílson Macedo de Freitas, diretor de arbitragem da Federação Baiana, estava onde não poderia ao lado do árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele quem falou do Diego, e o Diego não falou nada, estava do meu lado. Tirei meu time de campo porque eu poderia ser expulso e meus jogadores poderiam ser expulsos. Eu não me arrependo de nada, faria tudo de novo”, relatou.

Isadora Reis

Acadêmica de jornalismo, especializada na cobertura de futebol e apaixonada por esportes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo