Ronaldinho Gaúcho surpreende e agora ataca de “olheiro”
Ronaldinho Gaúcho surpreende mais uma vez com mais um “rolê aleatório” — agora, atuando como olheiro de talentos pelo Brasil. Conhecido mundialmente pelos dribles irreverentes e pela genialidade nos gramados, o craque está envolvido em uma nova missão: encontrar a próxima geração de craques através do projeto Manual do Bruxo, lançado oficialmente no início de 2025.
Ao lado de outras estrelas que marcaram época com a camisa da Seleção Brasileira, como Tamires, Júlio César e Luiz Gustavo, Ronaldinho está promovendo uma iniciativa ousada e moderna.
As seletivas acontecem em três etapas, sendo a primeira totalmente online, com videoaulas focadas em criatividade, improviso e técnica — tudo o que remete à essência do “Bruxo”. Depois, os participantes seguem para uma fase presencial, com testes práticos, até a escolha final, feita pelo próprio Ronaldinho.
Ronaldinho fará parte de novo projeto envolvendo captação de jovens jogadores
Mais do que apenas peneiras tradicionais, o projeto aposta em ferramentas tecnológicas, como o uso de Inteligência Artificial, para identificar talentos em potencial. A ideia é democratizar o acesso às oportunidades no futebol, alcançando mais de 300 mil inscritos no mundo todo.
Em paralelo, o volante Luiz Gustavo, do São Paulo, e o ex-goleiro Júlio César participam do CUJU, aplicativo que também usa IA para analisar jovens atletas. A ferramenta propõe exercícios técnicos, que são avaliados automaticamente pela plataforma. Com base no desempenho, a IA sugere correções e coloca o jogador em um ranking nacional.
Outro braço do movimento é o projeto Estrelas, liderado por Tamires, que foca no futebol feminino. A proposta é formar meninas entre 9 e 17 anos, oferecendo estrutura completa para que elas possam ser encaminhadas a clubes e universidades — mais de 3 mil já foram beneficiadas.