HistóriaNotícias

Saiba como surgiu o primeiro time feminino do Grêmio

Todos nós sabemos como o futebol é importante para a cultura brasileira, mas muitas vezes esquecemos de destacar a luta e as conquistas das mulheres nesse universo. Hoje queremos contar um pedaço da história do futebol feminino brasileiro que tem como protagonistas as pioneiras do Grêmio FBPA, um time que marcou época na década de 80.

O início nos anos 80 foi desafiador. Sob o comando da visionária Marianita da Silva Nascimento, o primeiro time de futebol feminino do Grêmio FBPA veio à luz em meio a muito enfrentamento e poucos incentivos. Afinal, estamos falando de uma época em que o futebol feminino no Brasil ainda era proibido por lei. Mas, isso não foi o suficiente para deter essas bravas atletas.

O Primeiro Time

Capitaneadas por Marianita, essas mulheres formaram um time forte e unido, que atuou em várias equipes amadoras como a Sociedade de Amigos de Capão da Canoa (SACC) e o Esporte Futebol Clube. Mesmo diante de um cenário adverso, com pouquíssimo incentivo e muitas restrições, elas chegaram a disputar uma Copa Ajax de futebol de salão e um amistoso contra o time de futebol feminino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As Dificuldades na Jornada

Mas, nem tudo foram vitórias. No início de 1981, as jogadoras do Grêmio FBPA foram dispensadas. Em resposta, elas fundaram o Esporte Futebol Clube, e seguiram participando de torneios históricos, como o I Campeonato Gaúcho extraoficial de futebol feminino de 1982, no qual sagraram-se campeãs.

Ignorando as Proibições

Baixo a representação da Sociedade de Amigos de Capão da Canoa, as pioneiras também foram convidadas para disputarem um torneio nas festividades de inauguração do Estádio Olímpico Monumental, em junho de 1980 mesmo com as proibições legais então vigentes a respeito do futebol feminino.

Marianita: uma Líder Dentro e Fora de Campo

Muito mais do que uma excelente meio-campista, Marianita foi uma verdadeira líder. Sua habilidade dentro de campo aliada à sua perseverança e luta incansável pela regulamentação do futebol feminino no Brasil, renderam-lhe destaque e reconhecimento em sua época. Graças a seu empenho, o futebol feminino foi regulamentado e elas retornaram para o Grêmio, agora de forma oficial.

O respeito e admiração por Marianita da Silva Nascimento e todas as pioneiras do Grêmio FBPA transcendem as barreiras do tempo e do esporte. Elas são exemplo de força, coragem e determinação, não apenas para as atletas de futebol feminino da atualidade, mas para todas as mulheres. Sua trajetória representa um verdadeiro marco na luta pela igualdade de oportunidades, mostrando ao mundo que as limitações impostas pela sociedade podem ser superadas com união, resiliência e muita garra.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo