Notícias

São Paulo x Grêmio vai ser anulado após árbitro não cancelar pênalti para os paulistas?

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio completo do VAR referente ao polêmico pênalti que garantiu a vitória do São Paulo sobre o Grêmio por 2 a 1, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O lance gerou muita controvérsia e revolta entre os jogadores e comissão técnica do Tricolor Gaúcho.

Durante a análise do lance aos 32 minutos do segundo tempo, o árbitro de vídeo, Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, chamou o árbitro Rodrigo Lima para alertar sobre uma suposta falta cometida por Arboleda em Jemerson, pouco antes do atacante Luciano ser derrubado na área.

No áudio, o árbitro de vídeo explica que houve um contato irregular, com o zagueiro são-paulino colocando o braço no rosto do defensor gremista, ação esta que não foi vista diretamente pelo juiz de campo.

Áudio do VAR em pênalti marcado contra o Grêmio é publicado

Apesar de reconhecer a infração, Rodrigo Lima decidiu manter o pênalti marcado, pois entendeu que a falta ocorreu fora da chamada “Posse em Fase de Ataque” (APP, na sigla em inglês), ou seja, os lances seriam independentes e, portanto, o pênalti em Luciano continuaria válido. Após a paralisação para revisão, André cobrou a penalidade aos 39 minutos, garantindo a vitória do São Paulo.

A decisão gerou uma forte reação do Grêmio. Ainda ao final da partida, jogadores protestaram contra a arbitragem, evidenciando o descontentamento.

Na coletiva pós-jogo, Sidnei Lobo, auxiliar técnico do Grêmio, não poupou críticas, acusando Luciano de “cavar” a falta para induzir o árbitro ao erro. Segundo ele, o erro maior foi não marcar a falta em Jemerson e permitir a continuidade da jogada que resultou no pênalti.

O episódio reacende o debate sobre o uso do VAR e a interpretação das regras, especialmente em lances polêmicos que podem decidir resultados importantes no Campeonato Brasileiro. Para o Grêmio, a derrota foi um duro golpe, intensificado pela sensação de injustiça no apito final.

Davi Aguiar

Apaixonado por esportes e principalmente por futebol, que acompanho desde os meus 10 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo