Suárez pode voltar a disputar a Libertadores
É o tal do ‘Efeito Messi’. Depois de a FIFA incluir o Inter Miami no Super Mundial de Clubes, mesmo depois de o clube norte-americano não ter conquistado nada nas últimas temporadas, agora a equipe do craque argentino poderá até ser inscrita na Copa Libertadores da América. Com isso, Luís Suárez poderia, enfim, voltar a disputar a principal competição do continente sul-americano.
Procurando novos meios para atrair jogadores de fama mundial para disputar o torneio ao lado dos clubes brasileiros, a Conmebol estaria disposta a modificar seu principal produto. De acordo com a Rádio Itatiaia, a entidade máxima do futebol no continente estaria estudando um novo formato da Champions League, com uma fase de grupos única, de pontos corridos, para ser disputada a partir de 2027.
Visando ampliar horizontes do torneio, Conmebol estuda mudanças severas na Libertadores
Além da mudança citada acima, a entidade pode repensar a presença de clubes mexicanos no principal torneio de América do Sul – agora, porém, com a adição das equipes da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos. Vale lembrar que, até 2016, os times do México disputavam a Libertadores normalmente, mas pararam com isso por conta do calendário apertado.
Caso isso realmente saia do papel, a briga por novas vagas no Super Mundial de Clubes da FIFA prometem ser ainda mais acirradas. Afinal, dois dos últimos campeões da Libertadores acabaram sendo eliminador por equipes mexicanas no agora chamado Intercontinental – o Palmeiras, para o Tigres, em 2020, e o Botafogo, mais recentemente, para o Pachuca, nesta temporada.
Com isso, Luís Suárez poderia voltar a disputar a Libertadores depois de quase duas décadas longe. Afinal, a última vez que isso aconteceu foi entre os anos de 2005 e 2006, quando ainda defendia as cores do Nacional, do Uruguai. Em quatro partidas no torneio continental, o atacante não conseguiu marcar nenhum gol e sequer vencer uma partida. Para piorar, ainda foi eliminado pelo Internacional, na vitoriosa campanha que culminou no primeiro título colorado.