Depois de ter liderado a Seleção Brasileira nas últimas duas edições da Copa do Mundo, a possibilidade de Tite assumir o comando do Grêmio não foi colocada fora de questão. As discussões sobre o futuro de Tite começaram em agosto de 2022, quando começou a circular o rumor de que ele deixaria o cargo na Seleção Brasileira após a Copa do Mundo no Catar.
Apesar de a saída de Tite da liderança da seleção não ter ocorrido com o tão almejado Hexacampeonato, o legado que deixa para a seleção brasileira certamente não será esquecido. Inesperadamente, a pergunta surgiu: o próximo passo de Tite poderia ser o Grêmio?
Tite revelou que treinaria grandes clubes, incluindo o Grêmio
Em entrevista ao “O Tempo Sports”, o treinador não descartou essa possibilidade. Quando questionado sobre um possível convite de Ronaldo para treinar o Cruzeiro, Tite respondeu: “Grandes clubes trazem um fascínio no profissional (Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Corinthians). Eles trazem um fascínio para o técnico, de poder trabalhar nesses grandes times, de ter o orgulho do torcedor, de ter a possibilidade de ter sucesso”, disse Tite.
No entanto, para a temporada atual, o nome de Tite não foi realmente considerado para o Grêmio. Apesar de um impasse para a renovação do contrato de Renato Gaúcho, onde o treinador pediu um aumento salarial como reconhecimento pelo seu trabalho em 2023 para continuar no cargo e o Grêmio considerou o primeiro pedido um pouco alto demais, as partes chegaram a um acordo.
Além destes desafios, Tite expressou seu desejo em treinar um grande clube na Europa. Contudo, em outubro de 2023, Tite foi anunciado no Flamengo, com contrato até dezembro de 2024, onde também se encerra o mandato do atual presidente do clube, Rodolfo Landim.