Torcida do Inter foi zuar o Grêmio e acabou se complicando
Nas redes sociais circula uma postagem que vem causando polêmica e gerando repercussões legais. O controverso conteúdo foi produzido e compartilhado por um grupo de torcedores do Internacional. O motivo: eles substituíram o emblema do Grêmio por uma suástica, símbolo nacional-socialista associado ao nazismo.
A imagem foi utilizada em uma convocação para um churrasco do grupo, que aconteceria no Parque Marinha antes do clássico Gre-Nal 441, realizado no último domingo (25). Contudo, o uso inapropriado e ofensivo do símbolo nazista acabou gerando uma denúncia ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS).
MP-RS encaminha denúncia para investigação
Devido à gravidade do caso, o MP-RS encaminhou rapidamente a denúncia para a Promotoria Criminal. A promotora Claudia Lenz, responsável pelo caso, recebeu a notícia na última sexta-feira (23). Na sequência, instruiu a Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância para a instauração de um inquérito.
Pelo fato de a suástica estar fortemente vinculada ao período do nazismo, seu uso livre e despreocupado é encarado como uma ofensa à memória histórica. No Brasil, a Lei federal 7.716/89 caracteriza como crime práticas resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.