Notícias

Treinador foi mal e São Paulo perdeu jogador 4 vezes melhor do mundo

Que o São Paulo surpreendeu o Brasil e o Mundo com o que foi feito, dentro de campo, no ano de 2005, todos já sabem. Afinal, o clube do Morumbi conquistou nada menos que os títulos do Campeonato Paulista, da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes da FIFA. Mas, durante essa árdua caminhada, a equipe paulista também inovou fora das quatro linhas.

Isso, porque o presidente do clube na época, Marcelo Portugal Gouvêa, fechou uma midiática contratação sem a anuência do então treinador, Emerson Leão: a de Falcão, o Rei do Futsal, eleito o melhor jogador da modalidade em quatro oportunidades. A passagem do craque, no entanto, não foi boa, durando apenas 13 partidas – sendo somente uma como titular.

Falcão sofreu boicote de Leão e retornou ao Futsal após breve pausa

Muito por conta de como foi feita a contratação, sem passar pelo aval de Emerson Leão, o jogador acabou sendo boicotado pelo então técnico tricolor. Até por isso, a passagem de Falcão foi bastante curta no São Paulo, com o mesmo retornando à modalidade de quadra para defender a equipe do Malwee/Jaraguá – e também a Seleção Brasileira.

Ainda assim, Falcão esteve presente nas vitoriosas campanhas do clube no Paulistão – conquistado com o Corinthians sendo vice-campeão, com oito pontos de vantagem (à época, o campeonato era de pontos corridos) – e na Libertadores – vencida com uma goleada por 4 a 0 sobre o Athletico Paranaense. Logo após o fim de seu vínculo com o tricolor, contudo, Falcão não poupou críticas ao antigo treinador.

No Futsal, provando que Leão errou em não o aproveitar melhor no campo, o histórico camisa 12 seguiu encantando, levando a Seleção Brasileira ao bicampeonato mundial em 2008 e 2012 – e sendo eleito o melhor jogador do mundo em outras duas oportunidades em 2011 e 2012 (somando aos prêmios recebidos em 2004 e 2006). Falcão, depois, encerrou sua carreira em 2018.

Fabio Ramos

Jornalista, especialista em cobertura de futebol. Traz as principais informações sobre o Grêmio no Somos Tricolores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo