No ano de 2017, o Grêmio conseguiu levar para casa o tão cobiçado título da Libertadores da América, depois de longos 22 anos de espera. Uma campanha brilhante foi liderada por uma equipe que, apesar de não contar com grandes estrelas de alto investimento, se mostrou muito bem organizada e garantiu um desempenho impressionante durante toda a competição.
Esse título teve ainda maior destaque porque ele não só encerrou uma longa seca, mas também pavimentou o caminho para o bicampeonato do Mundial de Clubes. O Grêmio mostrou superioridade já na primeira fase, sagrando-se líder do grupo com 13 pontos e marcando sua presença no mata-mata.
Como foi a trajetória do Grêmio na competição?
No mata-mata, o Tricolor Gaúcho encontrou pela frente o Godoy Cruz, da Argentina, e venceu a partida de ida fora de casa por 1 a 0 graças a um “golaço” de Ramiro no início do jogo. Na partida de volta, o Grêmio conseguiu uma vitória de virada por 2 a 1, com dois espetaculares gols de Pedro Rocha, selando o acumulado de 3 a 1 e avançando para a próxima fase.
A fase das quartas de final colocou o Grêmio contra o Botafogo em partidas que, apesar de não muito animadas, tiveram seus momentos decisivos. Em uma luta “morcego covarde”, o Grêmio garantiu uma vitória por 1 a 0 no segundo jogo, com um gol certeiro de Lucas Barrios, classificando-se para a semifinal.
Quem foram os adversários do Grêmio nas finais?
Na semifinal, o Grêmio se deparou com o desafio de enfrentar o Barcelona de Guayaquil. Responsável por eliminar o Santos na fase anterior, o Grêmio, porém, não se deixou abalar e conquistou uma vitória esmagadora no Equador, com destaque para a excelente atuação de Marcelo Grohe. Um gol “deus nos acuda” do time equatoriano na partida de volta não impediu que o tricolor avançasse para a grande final da Libertadores, devido ao placar agregado de 3 a 1 para os brasileiros.
E então, veio a grande final contra o Lanús. Na primeira partida, uma vitória apertada de 1 a 0 com gol de Cícero no jogo em casa. Mas, no jogo decisivo de volta, o Grêmio se superou com gols de Fernandinho e Luan, concluindo a competição com um placar agregado de 3 a 1 a favor. Dessa maneira, o tricolor gaúcho se sagrou campeão da tão sonhada Libertadores da América 2017, rumo ao Mundial de Clubes.
Com uma campanha inesquecível, o Grêmio de 2017 nos lembra o quanto o futebol pode ser surpreendente e empolgante, e deixa um legado histórico para o clube e para todos os amantes do futebol brasileiro.