Willian já desembarcou do avião para apresentação na Arena do Grêmio
Atacante está à procura de um novo clube
Livre no mercado após se despedir do Olympiacos, da Grécia, Willian pode assinar com qualquer outro clube de forma gratuita nos próximos dias. Acumulando baixas performances ao longo dos últimos anos, o ponta esquerda chegou a desembarcar em Porto Alegre, na Arena do Grêmio. No ano de 2019, o craque disputou a Copa América com a Seleção Brasileira.
Visto como uma das grandes promessas do país, Willian foi presenteado com a convocação para se juntar ao grupo formado por Tite. Sem Neymar na Copa América devido a lesão, o cria do Corinthians recebeu a chance de brilhar nas quartas de final, contra o Paraguai. Com o empate persistindo, o atacante foi lançado aos 26 minutos da segundo tempo para dinamizar os trabalhos ao lado de Roberto Firmino.
Apesar dos esforços, a vaga para a próxima fase foi decidida nas penalidades. Com a Arena do Grêmio lotada, Willian puxou a responsabilidade para si e converteu a primeira batida. Na sequência, Marquinhos, Coutinho e Gabriel Jesus fizeram os gols, enquanto Firmino desperdiçou. Contando com a sorte, a Seleção Brasileira se classificou após Gustavo Gustavo Goméz e Derlis González perderem suas cobranças.
A vitória por 4 a 3 foi um gás a mais para que a delegação orquestrada por Tite enxergasse o título com uma clareza ainda maior. Nas semifinais o Brasil despachou a Argentina por 2 a 0, e faturou a taça da Copa América ao derrotar o Peru por 3 a 1. Por ironia do destino, 2019 foi a última vez que Willian foi convocado para defender o manto da única delegação pentacampeã mundial.
Willian trava batalha pessoal
Atualmente com 36 anos, Willian está longe de apresentar um terço do que costumava fazer dentro das quatro linhas. Embora motivação não faltasse para recobrar o protagonismo no futebol, o atacante sempre foi perseguido por graves lesões. Para se ter uma noção da batalha pessoal do jogador, seus vínculos com Corinthians, Fulham e Olympiacos foram encerrados pela baixa produtividade.
Todavia, seria injusto não destacar a boa fase vivida pelo brasileiro em sua trajetória inicial. Formado no Timão, Willian passou por Mauaense, Shakhtar Donetsk, Anzhi, Arsenal e Chelsea. Nesse percurso, sua melhor fase foi justamente nos Blues, por onde faturou duas Premier League, uma Europa League, uma Taça da Inglaterra e uma Taça da Liga da Inglaterra.